IPEM reprova produtos comercializados em pet shops.
O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem) realizou no mês de outubro a operação “Especial Pet Shops”, em vários estabelecimentos de Macapá. O objetivo era analisar produtos pré-medidos, isto é, que não são pesados na frente do consumidor como: rações para cães e gatos, semente para pássaros, palitos dentais, areia para gatos, e shampoos.
A operação analisou cerca de 180 produtos de 14 marcas diferentes, e após todo o trabalho de análises laboratoriais, dois produtos foram reprovados por não apresentarem volume e massa correspondentes aos descritos na embalagem. Os produtos que não passaram nos testes foram sementes para pássaros e shampoos.
Para a gerente do Núcleo de Pré-Medidos do Ipem, Layana Jung, o trabalho é sempre visando o consumidor e também os próprios estabelecimentos comerciais, pois, esta mercadoria vem de outros estados. “Nosso serviço é fiscalizar para que o consumidor não seja lesado, nem o empresário seja prejudicado, por isso, informamos diretamente aos fabricantes para tomarem as devidas providências”.
No caso das irregularidades, as empresas autuadas pelo Ipem têm 10 dias para apresentar defesa junto ao órgão fiscalizador. Antes dos testes as empresas são orientadas a enviar representantes para acompanhar a realização dos exames periciais. Se nenhum representante comparecer, o produto, mesmo aprovado, é encaminhado para doação.
No mês de dezembro, o Ipem realizará a coleta de produtos natalinos em geral, em diversos estabelecimentos comerciais de Macapá, para analisar se os artigos estão dentro dos padrões estabelecidos pelas normas vigentes no país.
Por: Weverton Façanha